A América Anglo-Saxônica

17/08/2014 20:11

A América Anglo-Saxônica é formada pelos Estados Unidos e Canadá. A denominação “anglo-saxônica” ocorre devido a colonização, que foi basicamente feita pelos ingleses.

Povoamento inicial foi feito por imigrantes seu objetivo era a fixação na terra não simplesmente explorá-la a serviço dos interesses europeus. Esses imigrantes, que buscavam esquecer os sofrimentos que tinham passado na Europa, logo adquiriram um senso de nacionalidade

A Produção econômica voltada, simultaneamente, para os mercados nacional e internacional, não sendo submetida -s restrições do “Pacto Colonial”: o comércio era livre.
A mão-de-obra era a família, que cultivava pequenas e médias propriedades.
Precoce produção artesanal e industrial doméstica, objetivando tornar as colônias independentes em relação - bens manufaturados vindos da metrópole.
 

 

Aspectos físico-naturais
Clima: determinado pela latitude, predomina o temperado continental e oceânico. Apenas o norte do Canadá está nos limites entre o polar e o subpolar e a parte sul dos EUA está no tropical.

Relevo: apresenta grande variação entre as duas costas da América do Norte. Na costa do oceano Pacífico, a oeste, estão as Montanhas Rochosas (formações recentes e elevadas). Segue-se uma grande planície central e, na costa do oceano Atlântico, a sudeste, estão formações antigas e desgastadas.

Vegetação: predomina a floresta temperada, muito devastada. Aparecem ainda florestas boreais e tundra (ao norte do Canadá) e pradaria, pântanos e desertos (nas planícies centrais e no sul do continente norte-americano).


Mapa físico

 

 

Aspectos humanos e políticos
Grande desenvolvimento econômico caracteriza a América Anglo-Saxônica. Destaque para a região dos Grandes Lagos, que concentra a maior parte da população dos EUA e do Canadá. Nela estão as maiores cidades, grande parte do parque industrial e os centros financeiros.

Na política, as decisões dos EUA se fazem sentir em todo o mundo: o país media conflitos e atua para garantir seus próprios interesses. Exemplos disso são a atuação norte-americana no conflito entre Israel e Palestina e as invasões do Iraque e do Afeganistão. 

Aspectos econômicos
Indústria: os EUA têm amplo e variado parque industrial, com vasta produção de bens de consumo e de tecnologia, além de gigantesco setor de serviços. Por isso, a economia estadunidense é usada como parâmetro da economia mundial e o dólar ainda é a moeda mais utilizada nas transações internacionais. No Canadá, as principais indústrias são a automotiva, a alimentícia e a aeronáutica.

Agropecuária: a América Anglo-Saxônica é grande produtora de carne, leite e grãos – principalmente milho e trigo. É conhecida como grande celeiro agrícola, capitalista e extremamente moderna. Conta ainda com os belts (ou cinturões): áreas especializadas em determinadas culturas, como o trigo, em Saskatchewan, no Canadá, e no norte das planícies centrais dos Estados Unidos. 

Extrativismo mineral: EUA e Canadá contam com grandes reservas de diversos minerais, como petróleo, gás natural, ouro e cobre. Os EUA, no entanto, precisam importar recursos minerais para atender a grande demanda interna.

O Canadá

O Canadá

17/08/2014 21:25
O Canadá Localizado na América do Norte e com extensão territorial de 9.984.670 quilômetros quadrados, o Canadá é o segundo maior país do planeta, atrás apenas da Rússia (17.075.400 km²). Sua população é de 33.573.467 habitantes, sendo a densidade demográfica de 3,3 hab/km². A nação está entre as...

Os Estados Unidos

Os Estados Unidos

17/08/2014 21:50
Os Estados Unidos Os Estados Unidos são o segundo maior país em território da América e o quarto maior do mundo. O país estende-se do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, do Canadá ao México. O clima dos Estados Unidos varia bastante dependendo da região, do subtropical da região da Flórida ao...