Os Estados Unidos

17/08/2014 21:50

Os Estados Unidos

Os Estados Unidos são o segundo maior país em território da América e o quarto maior do mundo. O país estende-se do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, do Canadá ao México. O clima dos Estados Unidos varia bastante dependendo da região, do subtropical da região da Flórida ao temperado na costa leste, onde ficam boa parte das grandes cidades, até o clima frio e polar do Alasca, além dos desertos áridos no centro-sul e o clima mediterrânico na região da Califórnia. O Relevo destacam-se as Montanhas Rochosas, que atravessam boa parte do país, sendo a maior cadeia de montanhas dos Estados Unidos, existem grandes planícies e até depressões no centro do território americano, além dos Montes Apalaches, outra região de elevações  suaves, que estendem-se próximo a costa leste americana até o Canadá .

 

Os rios mais importantes são o Hudson (Nova Iorque) e Missouri-Mississípi, o maior do país. É importante também destacar o Rio Grande, que divide EUA e México. A população dos Estados Unidos está por volta de 310 milhões de pessoas, incluindo os 11,2 milhões de imigrantes ilegais. A maioria da população é de origem européia ( 69,1%) e minorias latino-americanas ( 12,5%), afro-americanas (12,1%), asiática ( 3,6%), entre outras.

A sociedade norte-americana é multirracial, a distribuição desta população é irregular, a maioria concentra-se na faixa leste do país. A maior cidade do País é Nova York com  21 milhões de habitantes, nesta região formou um enorme megalópole unido Nova York a Boston, Filadélfia, Baltimore e Washington. A cultura norte-americana da música, dos filmes e séries são conhecidos, no mundo todo, além disso a influência cultural é muito forte e sentida em outros países. Os Estados Unidos são a maior potência militar do mundo, seu gasto atual está em 614 bilhões de dólares, através de sua força militar os norte-americanos mantém seus interesses em várias partes do mundo.

A Economia Norte-americana.

A Indústria.

Os Estados Unidos são a maior economia do mundo, o país gera aproximadamente 25% do PIB mundial. Podemos dividir a economia norte -americana pelos Belts ( cinturões ), duas principais regiões industrializadas, caracterizadas por diferentes processos : a Manufacturing belt e a Sun-belt.

Manufacturing belt

Essa área forma, atualmente, a maior concentração urbano-industrial do mundo, tendo como uma de suas características a megalópole BOSWASH (formada pelas áreas metropolitanas do eixo Boston-Washington). O Manufacturing belt já chegou a concentrar, por volta de 1900, mais de 75% da produção industrial dos Estados Unidos. Assim, novos centros estão surgindo no Sul e no Oeste do país, é importante ressaltar, no entanto, que esse processo de desconcentração industrial não significa um declínio da economia na região.

Sun-belt ou Sul

Essa região abriga muitas das mais avançadas unidades de produção mundial se estende da Flórida à Califórnia. O grande impulso de desenvolvimento do Sun-belt, o Cinturão do Sol, termo que abrange as variadas novas áreas emergentes do Sul e do Oeste, ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, em 1960, com o aumento da extração de petróleo no Texas e o desenvolvimento da indústria aeroespacial na Flórida. A área industrial mais moderna surgiu na década de 1970, na Califórnia. Trata-se do Vale do Silício (Silicon Valley), nas proximidades de São Francisco, um conjunto de pequenas localidades onde estão situadas centenas de empresas ligadas ao setor de microinformática, microeletrônica, robótica, química fina e a biotecnologia, típicas da Terceira Revolução Industrial. Uma consequência da existência desse pólo tecnológico foi o desenvolvimento de um vasto eixo urbano-industrial que se estende de São Francisco até San Diego (o chamado San-San).

A Agricultura

A agricultura dos Estados Unidos, uma das mais modernas e produtivas do mundo tanto em área quanto em volume de produção, organiza-se em grandes faixas, zonas ou cinturões agrícolas denominados belts,.

Os Green belts do Nordeste

A região abriga uma grande população, calculada em mais de 100 milhões de pessoas. Para atender a toda essa população, a agricultura é responsável por produzir hortifrutigranjeiros (hortas, granjas e pomares) nos Green belts ("cinturões verdes"), compostos de pequenas propriedades localizadas no entorno das áreas urbanas.

Na região Nordeste, também se destaca um espaço agrícola regional que recebe o nome de Dairy belt ("cinturão de leiterias"), onde ocorre a criação intensiva de gado leiteiro, sendo considerada a maior indústria de laticínios do mundo.

Central belt

Essa região é ocupada por enormes propriedades monocultoras, que se agrupam em três principais cinturões:

1. Wheat belt, especializado no cultivo do trigo, que ocorre ao norte, plantando-se na primavera e colhendo-se antes das nevascas, e mais ao sul, onde é plantado no inverno;

2. Corn belt, especializado no cultivo do milho; e

3. Cotton belt, especializado no cultivo do algodão, ocorrendo tradicionalmente no sul, por ser uma região mais quente.

A produção desses belts é intensiva, comandada pela agroindústria. Assim, comumente são utilizados, em grandes proporções, insumos agrícolas industrializados, como rações, sementes geneticamente modificadas, fertilizantes, inseticidas, entre outros.

Oeste

Nessa região há dois sistemas muito distintos:

1. Ranching belt - Nesse cinturão estão as maiores propriedades rurais do país, dedicadas principalmente à pecuária bovina de corte e ovina (ovelhas, carneiros, cordeiros).

2. Dry-farming - São fazendas típicas do sul da Califórnia, área bastante árida, onde se desenvolve uma fruticultura de excepcional qualidade. Esse sistema possibilita a produção de laranjas, uvas vinícolas (especialmente no Vale da Califórnia) e morangos. São produzidos ainda legumes e verduras; e cria-se gado leiteiro.