Região Sul

02/04/2020 15:19

Região Sul.

região Sul é a menor das regiões brasileiras, com apenas três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A população da região Sul, em 2013, é de 28.795.762 habitantes, o que totaliza uma densidade demográfica de quase 50 habitantes para cada quilômetro quadrado.

Assim, mesmo sendo a menor região em área territorial, é a terceira maior do país em número de habitantes e a segunda em densidade populacional, atrás somente da região Sudeste.

Nela predomina o clima temperado, responsável pelas temperaturas mais baixas registradas no Brasil durante o inverno. A única exceção é o norte do Paraná, onde se faz presente o clima tropical.

Durante o inverno, na região central do Paraná e no planalto serrano de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os termômetros registram temperaturas negativas com possíveis ocorrências de geada e neve.

A vegetação sofre influência direta da temperatura, variando conforme cada região: nos locais mais frios predominam as matas de araucária (pinhais) e nos pampas, os campos de gramíneas.

Na economia, a região Sul caracteriza-se pela grande atividade em várias áreas: no setor primário, sobretudo na agricultura, responde por mais da metade da produção de grãos do Brasil; no setor secundário, predomina a indústria têxtil e de automóveis; já o setor terciário responde pela maior parte da geração de renda e emprego na região.

A agricultura, por sua vez, é de grande importância para a economia regional e nacional, pois a Região Sul é responsável por quase a metade de toda a produção brasileira de grãos. Os principais produtos cultivados são: soja, milho, arroz, feijão, trigo, tabaco, alho, maçã e cebola.

O turismo é outro elemento que se destaca, sendo que os principais pontos visitados são as praias de Florianópolis (SC), as Ruinas Jesuítico-Guaranis de São Miguel das Missões (RS), a cidade de Gramado (RS), o Parque Nacional do Iguaçu (PR), entre outros.

Esse complexo regional apresenta os melhores indicadores sociais do Brasil: as menores taxas de mortalidade infantil e analfabetismo, os melhores indicadores de saúde, a segunda maior renda per capita e altos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).

Galeria de fotos: Região Sul