Região e o Território Brasileiro

31/05/2015 18:17

A Geografia, assim como várias outras ciências, utiliza-se de categorias para basear os seus estudos. Trata-se da elaboração e utilização de conceitos básicos que orientem o recorte e a análise de um determinado fenômeno a ser estudado. Por exemplo, o conceito de Região.

 

Região: é uma área ou espaço que foi dividido obedecendo a um critério específico. Trata-se de uma elaboração humana para melhor compreender uma determinada área ou um aspecto dela.

 

Assim, as regiões podem ser criadas para realizar estudos sobre as características gerais de um território (as regiões brasileiras, por exemplo) ou para entender determinados aspectos do espaço geográfico (as regiões geoeconômicas do Brasil para entender a economia brasileira). Eu posso criar minha própria região para a divisão de uma área a partir de suas práticas culturais ou por suas diferentes paisagens naturais, entre outros critérios.

 

O TERRITÓRIO BRASILEIRO

 

  O Território brasileiro e muito grande e de difícil administração. Por isso, foi dividido em unidades da federação, denominados estados. Os estados estão divididos internamente em unidades territoriais menores, os municípios.

  O Brasil está dividido em 26 estados mais o distrito federal, que é uma unidade autônoma criada para abrigar a capital do país, Brasília.

 

AS GRANDES DIVISÕES REGIONAIS BRASILEIRAS:

  O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divide o Brasil em cinco grandes regiões:

- Norte;

- Nordeste;

- Centro-oeste;

- Sudeste;

- Sul.

 

Região Norte: é a região mais extensa do Brasil. Compreende os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. Caracteriza-se principalmente pela presença da floresta amazônica.

 

Região Nordeste: é a segunda região mais populosa do Brasil. Compreende os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Tem como características, o clima semiárido e situação socioeconômica precária de parte da população, devido a seca.

 

Região Centro-oeste: é a segunda maior região do Brasil, e a menos populosa. Compreende os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e o Distrito Federal. Caracteriza-se como uma região bastante agrícola e com grandes problemas de desmatamento.

 

Região Sudeste: é a região mais populosa do Brasil, além de ser a mais rica e industrializada. Compreende os estados de Minas Gerais, Espirito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

 

Região Sul: é a menor região do Brasil. Compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se pelo clima subtropical (frio) e pela agricultura bastante desenvolvida, além de ser a segunda região mais industrializada do Brasil.

 

 

FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL

 

  O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 km². Em virtude de sua extensão territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte da América do Sul. O país se encontra em quinto lugar em tamanho de território.

 

  A população brasileira está irregularmente distribuída, pois grande parte da população habita na região litorânea, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do que uma herança histórica, resultado da forma como o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral.

 

Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha. Esse tratado dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.

 

 

Os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do país foram:

 

 

No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra, cultivadas com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias.

Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades.

Século XIX: a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa atividade também contribuiu para o surgimento de várias cidades.

Início do Século XX: No final do século XIX e início do século XX, os governos brasileiros, por meio de tratados e conversações diplomáticas com países e colônias europeias vizinhas, resolveram pendências de fronteira que ainda existiam. Assim, em 1904, o território brasileiro assumiu os limites atuais.