Região Centro Oeste

02/04/2020 15:15

Região Centro Oeste

A região Centro-Oeste é composta por Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Apesar de contar com apenas três estados e o DF, a região é a segunda maior em extensão territorial.

A estimativa da população da região Centro-Oeste, em 2013, é de cerca de 14,95 milhões de habitantes, com uma densidade demográfica de aproximadamente 9,4 habitantes para cada quilômetro quadrado. De modo geral, essa região pode ser considerada como um local pouco habitado.

 

 

A maior parte da população do Centro-Oeste brasileiro encontra-se concentrada no estado de Goiás, que possui mais de seis milhões de habitantes, e também no Distrito Federal, que registra uma população estimada em 2,7 milhões de pessoas e uma incrível densidade demográfica de 444 habitantes por quilômetro quadrado

Essa concentração também se reflete na economia. O Distrito Federal,  possui o maior PIB per capita do país, ocupando a oitava posição em números absolutos, com R$149 bilhões, seguido por Goiás, em nono, com R$97 bilhões.

Ao todo, a região Centro-Oeste contribui com 9,5% do PIB nacional.

Em termos climáticos, a região Centro-Oeste apresenta um clima tropical semiúmido com duas estações bem definidas: um verão quente, úmido e chuvoso e um inverno ameno e seco. A vegetação, caracteriza-se pelo predomínio do Cerrado, além do Pantanal a oeste e partes da Amazônia em boa parte do Mato Grosso.

O relevo do Centro-Oeste é antigo e, por isso, bastante marcado pelos processos erosivos ao longo do tempo geológico, com predomínio dos planaltos (planalto central e planalto meridional) e das planícies (planície do Pantanal), não havendo grandes áreas de depressão.

Com a construção de grandes rodovias ligando o Centro Oeste às demais regiões do país e com a navegabilidade dos rios, a região passou a fornecer produtos para abastecer as indústrias principalmente do sudeste do país e também para exportação.

Na Região Centro Oeste a agricultura comercial é praticada em larga escala, onde destacam-se o milho, arroz, feijão, café, algodão, o trigo e a soja, que é um dos principais produtos da região.

Na pecuária destaca-se a criação de gado, de corte e de leite, a criação de equinos e suínos.

 

Galeria de fotos: Região Centro Oeste