Os Recursos Naturais do Planeta

02/04/2020 11:57

Os recursos naturais do Planeta.

 

O homem sempre está, consumindo os recursos do planeta, tanto para seu conforto quanto para sua sobrevivência. Os recursos naturais ainda são muito abundantes, porém, não mais como antigamente. Como estão sendo usados em alta escala e nem sempre do modo correto, existe a incerteza para o futuro. Tais recursos são muito importantes para a sobrevivência do homem e de outros seres vivos. A água, por exemplo, é um recurso ainda abundante, porém o que muitos não sabem é que apenas 1% de toda a água do mundo é apropriada para beber. Outro recurso utilizado pelo homem é nossa flora, que tem sido devastada. As plantas e árvores são responsáveis por pelo menos metade do oxigênio produzido no planeta.

 

 

 

Gerenciamento dos Recursos Naturais

Os recursos são renováveis, se conseguem se repor naturalmente ou se as pessoas podem fazer isso por eles, como no caso do reflorestamento e da reprodução animal, por exemplo.  As pessoas são importantes para determinar como os recursos são utilizados e renovados. Por exemplo, empresas madeireiras podem escolher cuidadosamente quais árvores podem cortar. Elas também podem plantar novas árvores para repor o que retiraram da natureza.

A crosta terrestre, no entanto, tem muitos recursos não-renováveis ​​- recursos que nunca poderão ser substituídos. Tais recursos incluem a maioria dos minerais e combustíveis fósseis. As pessoas podem reciclar ou reutilizar, mas o crescimento natural não há como fazer acontecer.

As pessoas também afetam a qualidade dos elementos básicos do ar, da água e do solo. Esses recursos não podem ser substituídos, mas podem ser conservados ou protegidos, através de uma gestão adequada.

 

Distribuição dos Recursos Naturais

 

A distribuição dos recursos naturais influencia diretamente na forma como os países se relacionam entre si. A maioria dos recursos naturais não é distribuída uniformemente sobre a terra. Determinado lugar pode ter grandes quantidades de um recurso em especial, enquanto outros podem ter pouca ou nenhuma.

A escassez de certos recursos e bens levou ao comércio entre os países do mundo. Recursos ou bens trazidos de outro país são conhecidos como importações. Recursos ou mercadorias enviadas de um país para outro são conhecidos como exportações.

Por causa da escassez de recursos, os países são interdependentes, um conta com o outro por causa dos bens e serviços.

Alguns países do sudeste asiático, por exemplo, dependem dos Estados Unidos para obter trigo, outros produtos alimentares, e certos bens manufaturados. Os Estados Unidos, por sua vez, dependem desses países para obter uma parte do seu abastecimento de petróleo.

 

Em outro caso, o Japão vende aço, automóveis e outros bens fabricados para todo o mundo. No entanto, o Japão, que é pobre em recursos naturais, precisa obter petróleo e matérias-primas de outros países para fabricar os itens que ele vende. A distribuição desigual dos recursos da terra e até de água pode levar a conflitos. Muitas guerras começaram por causa de governantes que acreditavam que seus países precisavam de recursos ou bens que outro país possuía.

 

Galeria de fotos: Os Recursos Naturais do Planeta