O Japão

23/10/2014 11:06

O Japão

O Japão país asiático marcado pelo contraste entre o velho e o novo, valoriza suas ricas tradições culturais, também conhecido pela economia vigorosa e moderna e pela tecnologia avançada. Sua capital é Tóquio, o país tem 127 milhões de habitantes.

Geografia

O Japão fica em pleno Oceano Pacífico, perto da costa oriental da Ásia,  é formado por quatro ilhas grandes e mais de 3.900 ilhas menores. Elas formam um arco que se estende por cerca de 2.400 quilômetros, e as principais ilhas, do norte para o sul, são Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu. A maior delas é Honshu, considerada o continente japonês e onde está implantada a cidade de Tóquio.

 

 

A maior parte do território é formada por montanhas, algumas delas com vulcões ativos. O Monte Fuji, na parte central de Honshu, é o ponto mais elevado do país, com 3.776 metros. As ilhas do sul são mais quentes que as do norte, todas elas recebem muita chuva. O país tem a cada ano centenas de tremores de terra, de intensidade variada, que não causam muito dano. Porém, em março de 2011 um terremoto de grande magnitude e de uma intensidade jamais ocorrida atingiu o país, deixando milhares de mortos e destruindo muitas edificações.

 

 

Monte Fuji.

População

A maioria dos japoneses tem a mesma origem étnica e cultural. São parentes próximos de outros povos da Ásia oriental, um grupo de japoneses, os burakumin (povo da aldeia), vive quase sempre em condições de maior pobreza que o resto da população. Seus ancestrais pertenciam à classe mais baixa da sociedade japonesa tradicional, os coreanos constituem o maior grupo minoritário. Há também um pequeno número de ainos, um povo mais antigo, nativo do norte do Japão. A língua predominante é o japonês, o xintoísmo e o budismo são as religiões mais importantes, a maioria dos japoneses vive nas cidades, principalmente em Honshu.

 

Centro de Tóquio

 

Economia

Um dos segmento fortes da economia japonesa, para a geração de empregos, é o de serviços, que inclui bancos, assistência médica e comunicações. A indústria e o comércio internacional também são partes fortes da economia. O Japão é um dos mais importantes produtores de navios, automóveis, relógios e artigos eletrônicos, celulares, televisores, computadores, câmeras, fotocopiadoras e robôs —, mas fabrica também aço, produtos químicos, plásticos, cimento, tecidos e papel.

 

A produção agrícola é variada, com ênfase maior nas culturas de arroz, batata, beterraba, frutas, legumes, verduras e chá. O volume de pesca do Japão é maior que o da maioria dos outros países, pois o peixe é a base de sua alimentação.

 

Duas notáveis características ​​da economia pós-guerra japonesa são: o Keiretsu (estrutura entrelaçada entre fabricantes, fornecedores e a logística de distribuição) e a garantia de emprego vitalício para uma parcela significativa da força de trabalho urbana. Porém, sob a pressão da concorrência global e as mudanças demográficas as quais o país vem sendo acometido, ambas as estratégias encontram-se em declínio. O setor industrial japonês é fortemente dependente da importação de matéria-prima e combustíveis. Mesmo sendo auto-suficiente em arroz, o Japão importa cerca de 60% de seus alimentos. O setor agrícola japonês é sua menor área econômica e para que este se mantenha vivo, depende de altos subsídios do governo central. Em contra partida, seu setor pesqueiro possui uma das maiores frotas do mundo, responsável por quase 15% do volume total de pescado no mundo. Por três décadas, o crescimento real econômico japonês foi espetacular. Uma média de 10% na década de 60, 5% ao longo dos anos 70 e por volta dos 4% na década de 80, porém na década de 90 o país sofreu com crises que reduziram seu crescimento.

Exportações

As exportações japonesas são destinadas em grande parte aos seus vizinhos asiáticos. A China foi o principal destino das exportações, seguidos dos Estados Unidos e Coréia do Sul, que, juntos, responderam por 43% do total. Os países desenvolvidos responderam por 54%. O Brasil obteve o 25º lugar entre os principais parceiros em 2011, participando com 0,7% do total .

 

 

fonte: adaptado de https://escola.britannica.com.br/article/481607/Japao

Galeria de fotos: O Japão