O Continente Americano

02/04/2020 13:02

O Continente Americano

 

O Continente Americano é uma porção de terras banhadas pelo Oceano Atlântico a leste e pelo Oceano Pacífico a oeste. Trata-se de dois blocos continentais ao norte e ao sul unidos por um istmo (pequena faixa de terras situadas entre dois mares) Com uma população de quase 1 bilhão de habitantes e uma área territorial de 42.549.00 km². A América é o segundo maior continente e conta com 14,2% da população mundial. Ao todo, são 35 países independentes e 16 colônias.

 

 

Esse continente é chamado de “Novo Mundo”, mas isso não significa que ele seja mais novo realmente que os demais continentes, pois essa denominação foi criada após o descobrimento pelos europeus, tratando-se, portanto, de uma visão eurocêntrica da América.

Sobre o relevo, a estrutura física da América apresenta duas grandes cadeias de montanhas, uma ao Norte, chamada de Montanhas Rochosas, e outra ao Sul, chamada de Cordilheira dos Andes, ambas localizadas na parte oeste do continente e originadas pelo contato entre placas tectônicas. Na parte leste da América – tanto no Norte como no Sul – existem alguns planaltos. São eles: Planalto da Guiana (norte da América do Sul), Planalto Central Brasileiro, Planalto da Patagônia (na Argentina), Escudos Canadenses e os Montes Apalaches (oeste dos Estados Unidos).

 

Esse continente possui vários tipos de divisões regionais, das quais podemos destacar duas. Uma divide-o em América do Norte, Central e do Sul, e a outra o divide em América Latina e Anglo-Saxônica.

A América do Norte possui apenas três países: Canadá, Estados Unidos e México.

 

A América do Sul possui doze países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

 

A América Central possui vinte países: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago.

 

Dessa forma, a América Latina engloba todos os países da América do Sul e Central em conjunto com o México, enquanto a América Anglo-Saxônica conta apenas com Estados Unidos e Canadá.

Colonização e ocupação territorial

 

Os primeiros povos a ocupar o continente americano chegaram a esse continente há mais de entre 40 a15 mil anos atrás.

Muitos deste povos formaram grandes civilizações como os Maias, Incas e Astecas entre outros.

 

Em 1492, iniciou-se a colonização européia com a chegada de Cristóvão Colombo. O nome “América”, inclusive, é uma homenagem a Américo Vespúcio, o primeiro a descobrir que aquelas terras se tratavam, na verdade, de um novo lugar ainda desconhecido pela civilização ocidental.

 

A ocupação Européia ocorreu principalmente pelos Espanhóis na América Central e do Sul, pelos portugueses no Brasil, pelos Ingleses nos Estados Unidos e partes do Canadá e pelos Franceses, no norte do Canadá.

 

Galeria de fotos: O Continente Americano