A Ucrânia

26/05/2014 16:11

A Ucrânia é o segundo maior país da Europa, sua capital é Kiev, o país tem 45.672.000 habitantes.

População

A maioria da população é formada por ucranianos, os russos são o segundo maior grupo populacional, também existem pequenos grupos de moldávios, tártaros e bielo-russos. O principal idioma é o ucraniano.

Cerca de metade da população ucraniana não segue nenhuma religião. Entre os demais habitantes, a maioria  é cristão ortodoxo, além de pequenos grupos de judeus.

Economia

A indústria e a mineração são importantes para a economia da Ucrânia, as fábricas produzem ferro e aço, locomotivas, tratores, produtos químicos e outros bens. As minas fornecem manganês, carvão, minério de ferro, sal, enxofre e outros minerais. A Ucrânia tem ainda reservas de gás natural e petróleo. A agricultura também é importante para a economia.

Controle soviético

No século XVIII, a Rússia lentamente obteve o controle sobre quase toda a Ucrânia. Em 1922, a Ucrânia tornou-se parte da recém-formada União Soviética. Os soviéticos tomaram posse das fazendas ucranianas, levando à miséria milhares de pessoas. Nos anos 1930, entre 5 milhões e 7 milhões de ucranianos morreram de fome.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha invadiu a Ucrânia. Forças alemãs transformaram milhões de ucranianos em escravos e mataram cerca de 600 mil judeus ucranianos. Os soviéticos expulsaram os alemães da Ucrânia em 1944.

Independência

Em 1991, a União Soviética se desmembrou e Ucrânia ficou independente. Em 2004, muitos ucranianos protestaram pelos resultados da eleição presidencial, eles achavam que a eleição havia sido fraudada. O protesto, conhecido como a “Revolução Laranja”, levou a uma nova eleição. No entanto, a instabilidade política do país continuou,a nos depois da independência, a Ucrânia enfrentou dificuldades econômicas. Embora sua economia melhorou no início do século XXI, a crise econômica mundial que começou em 2008 bateu duramente a Ucrânia, já que a demanda mundial de seu aço e outros bens diminuiu rapidamente.