A Tchecoslováquia, a Albânia e a Romênia

24/04/2014 18:48

A Tchecoslováquia ( República Tcheca) e ( Eslováquia)

Mapa Rep. Tcheca

 

Na Tchecoslováquia, a Revolução de Veludo, movimento pacífico que introduziu mudanças democráticas no país, chegou ao fim com a queda do Ministério e a renúncia do presidente, em novembro de 1989. Em 12 de janeiro de 1993, a Tchecoslováquia se dividiu, também de forma pacífica dando origem a dois países diferentes: na sua porção menos desenvolvida, formou-se a Eslováquia; e na sua parte mais desenvolvida e industrializada, a República Tcheca, é um país que se destaca na produção de automóveis e de cerveja. 

 

A Eslováquia possui importante área agrária no Vale do Danúbio, mas sua economia é pouco competitiva e carente de investimentos estrangeiros.

 

Mapa Eslováquia

 

Praga, capital da República Tcheca



O país mais pobre da Europa, a Albânia.

O último Estado do Leste europeu a implementar reformas foi a Albânia. Esse país, que rompeu com Moscou, chegou a se aproximar da linha socialista chinesa, mas, nos últimos anos, adotou um regime ditatorial fechado e isolado. O resultado desses quarenta anos de isolamento foi a extrema pobreza com que a Albânia encerrou sua fase socialista. Mesmo após dez anos de novo regime, atravessa uma forte crise, que tem provocado uma onda de imigração para outros países da Europa. A pobreza e o comunismo caracterizavam o país, o comunismo acabou, mas a pobreza é ainda maior. Sem rumo, o governo albanês procura administrar os mecanismos do novo regime econômico, ao mesmo tempo que tenta encontrar soluções para os eternos problemas de miséria e desemprego.

Mapa Albânia


O violento fim do regime romeno, A Romênia

 

Mapa Romênia



Na Romênia, as reformas aconteceram de forma mais lenta. Nicolau Ceaucescu, antigo ditador, mantinha o país sob seu controle desde 1965, Ceaucescu acabou executado sumariamente, com sua mulher, Elena. A morte do casal foi transmitida em cenas chocantes pela televisão. Com uma economia superada, a Romênia tem aproveitado a entrada do capital estrangeiro, nos últimos anos, para melhorar sua situação econômica e tentar se reerguer.

 

Parlamento em Bucareste.


 

Galeria de fotos: A Tchecoslováquia, a Albânia e a Romênia