A Iugoslávia e a Bulgária

24/04/2014 18:50

A ex-lugoslávia

O desmembramento da ex-lugoslávia deu origem a novos países: lugoslávia (Sérvia, Montenegro e' regiões autônomas), Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina e Macedônia.
A Eslovênia, com formação étnica homogênea, foi a primeira a se desmembrar e permaneceu fora dos sangrentos combates na região. Dos ex-países comunistas do Leste europeu, é a que tem melhores indicadores socioeconômicos.
A Croácia, independente após a guerra com a Sérvia, procura no turismo uma forma de crescimento econômico, já que possui um litoral privilegiado.

A Bósnia-Herzegovina, com uma população heterogênea, sofreu com o mais sangrento conflito de separação da lugoslávia. Atualmente, procura reconstruir o país destruído nos combates.
A Macedônia se desligou sem lutas da federação, mas enfrenta problemas com a Grécia, que tem uma região com o mesmo nome e por isso pretende a anexação da ex-república iugoslava. Além disso, tem problemas com os albaneses da ex-província iugoslava de Kosovo.
A lugoslávia (Sérvia, Montenegro e Voivodina) tem maioria de população servia. Com graves problemas econômicos, o país empenha-se na reconstrução da infra-estrutura, após a queda do ditador Slobodan Mílosevic.
 Montenegro começa a manifestar a intenção de separar-se da Sérvia, o que pode dar início a mais um conflito na região.

 

A Bulgária

 

A Bulgária enfrentou, logo após a redemocratização, uma crise econômica agravada pela perda do mercado soviético. As reformas continuaram {privatização, redução de empregos públicos) e o país começou, em 2000, negociações para ingressar na União Européia.