A Indústria e o Espaço Geográfico

01/04/2020 20:43

A Indústria e Espaço geográfico

 

O artesanato antecedeu a indústria e era espalhado pelo Espaço geográfico, a produção era limitada e predominava o sistema familiar de trabalho, nas cidades o sistema de corporações produzia para o mercado local. A moderna indústria nasceu entre o séc.XVIII e XIX, com o surgimento das máquinas e a diversificação dos meios de se obter energia. O sistema de fábrica caracteriza a indústria moderna, trabalhadores, máquinas e matérias primas ficam reunidos em um mesmo local. Trabalhadores não são donos dos meios de produção, somente vendem sua mão de obra para os donos da fábrica. Primeiramente a indústria se estabeleceu próxima as bacias de carvão mineral, que era a fonte principal de energia tanto para a siderurgia quanto para a indústria têxtil. ( tecidos)

 

Estas concentrações industriais geraram grandes centros urbanos, com mercados consumidores e mão de obra , infra-estrutura e transportes, gerando uma dinâmica de crescimento chamada de economia de aglomeração. Durante a Primeira Revolução Industrial, ou seja, do final do século XVIII até meados  do século XIX, as jazidas de carvão mineral eram um dos fatores mais importantes para a  instalação de fábricas, principalmente na Inglaterra.

Com a Segunda Revolução Industrial, na segunda metade  do século XIX, surgiram outras fontes de energia, como o petróleo e a eletricidade, e o carvão foi perdendo importância na definição da localização das fábricas.

Outro fator determinante para a localização das indústrias é a existência de uma rede  de transportes que possibilite o escoamento das mercadorias produzidas e o  recebimento das matérias-primas. É por isso que muitos centros industriais importantes  surgiram próximo a portos marítimos ou fluviais ou ainda em entroncamentos rodoviários ou  ferroviários.

Outros fatores fundamentais são a disponibilidade de mão-de-obra e a de mercado  consumidor. É por essas razões que, historicamente, o fenômeno industrial esteve intimamente  ligado às concentrações urbanas, particularmente às grandes cidades.

 

Tipos de indústria


Industria de bens de produção ou de base ou intermediária: Mercadorias para a produção ou transporte de outras mercadorias e não para o consumo final. É crucial para o desenvolvimento das atividades manufatureiras. Utilizam muita energia e são também denominadas por Indústria pesada. Ex: indústrias de cimento, petroquímicas, metalúrgicas etc...

Indústrias de  bens de capital: (máquinas e equipamentos), tem como papel fundamental equipar outras indústrias, leves ou pesadas. Essas indústrias tendem a se localizar perto das empresas consumidoras de seus Produtos, ou seja, em grandes regiões industriais. ( produzem peças e outras máquinas para a indústria).

 

Indústria de bens de consumo: Também chamadas de leves, subdividida em bens duráveis (Automóveis, eletrônicos, eletrodomésticos) e não duráveis (alimentos industrializados, calçados, confecções, bebidas). Essas indústrias tendem a se localizar em regiões de venda direta para o consumidor, para o abastecimento da população em geral.

 

 

 

 

Galeria de fotos: A Indústria e o Espaço Geográfico