A Austrália e a Nova Zelândia

12/09/2014 14:32

A Oceania.

A Oceania é o continente mais isolado do mundo, sua barreira geográfica fez com que fosse o último a ser descoberto pelos europeus. Em razão desse atraso em seu descobrimento ficou conhecido como "mundo novo".Assim como na América e na África, a Oceania era ocupada por nativos antes da chegada dos europeus, em pouco tempo grande parte desses povos foram praticamente dizimados e os que restaram reivindicam até os dias de hoje os seus direitos.

 

O continente mais isolado do mundo é composto pela Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné. Sua configuração corresponde a um enorme arquipélago, com formação derivada de erupções vulcânicas. É cercado pelo Oceano Índico a oeste e Pacífico a norte, leste e sul.

 

A Austrália

A Austrália é um país tão grande que constitui quase sozinha uma das partes do mundo, a Oceania. É conhecida pelo vasto Outback (área desértica do interior do país), pela Grande Barreira de Coral e pela diversidade da fauna. A capital é Canberra, o país  possui aproximadamente 22 milhões de habitantes.

Possui um dos maiores países do mundo e se localiza na Oceania, ao sul da Ásia, entre o Oceano Índico e o Pacífico. Na sua costa sudeste fica a ilha da Tasmânia, ao longo da costa nordeste estende-se a Grande Barreira de Coral, a maior área de recifes do mundo. A Austrália tem clima bastante seco, muitas áreas têm verões quentes e invernos pouco rigorosos.

 

 

A flora da Austrália varia de acordo com a região. Nas florestas tropicais do nordeste crescem flores, palmeiras e azaléias. O leste é coberto por florestas. Eucaliptos são comuns nas regiões altas do sul e nas bordas dos desertos. Arbustos e pastagens caracterizam as regiões semiáridas.

 

Na Austrália vivem alguns animais exóticos, que só existem ali soltos na natureza, como grandes avestruzes, dingos (cães selvagens) e ornitorincos (mamíferos que se reproduzem botando ovos), além dos cangurus, os coalas e os ualabis (cangurus-anões). A fauna também inclui crocodilos, lagartos, serpentes, tartarugas e papagaios.

 

Mais de 90% dos australianos descendem de europeus, durante muitos anos, a Austrália atraiu imigrantes, os nativos da Austrália, ou aborígenes, constituem uma parcela pouco significativa da população. Quase 70% dos australianos são cristãos, há um pequeno número de budistas e muçulmanos. Na região central, chamada Outback (o grande deserto do interior), o número de habitantes é pequeno, cerca de 85% dos australianos vivem em cidades do litoral, a língua oficial é o inglês.

 

cidade de Sidney

A Austrália é um país desenvolvido, com índice elevados em educação, segurança e saúde. Sua economia é dinâmica e bem estruturada.  A maior parte da população trabalha no comércio, nos serviços públicos e em fábricas. A indústria produz alimentos, máquinas, produtos metálicos e químicos,o país é rico em recursos naturais (petróleo, carvão, gás natural), além disso, as minas fornecem ferro, bauxita, cobre, opalas e safiras. Agricultura e pesca têm pouca importância na economia australiana, mas o país é um dos maiores produtores de lã do mundo. A lã vem do rebanho de mais de 100 milhões de ovinos, as fazendas produzem trigo, vegetais, frutas, nozes e algodão, entre outras culturas.

 

Cidade de Canberra

 

fonte: https://escola.britannica.com.br/article/480708/Australia

 

 

A nova zelândia

 

A Nova Zelândia é um país formado por duas grandes ilhas: Ilha do Norte e Ilha do Sul, que são separadas pelo estreito de Cook. Esses dois territórios estão localizados no sul da Oceania, sendo considerados como parte da Polinésia.

 

A maioria da população está concentrada na Ilha do Norte, pois essa porção do território apresenta características físicas mais propícias para a habitação. Cortada por uma cadeia montanhosa, os Alpes do Sul, a Ilha do Sul é chamada pela população nativa de Aotearoa (terra da longa nuvem branca).

 

 

A Nova Zelândia apresenta elevado grau de industrialização, o país possui grandes rebanhos de ovinos, bovinos e suínos, proporcionando a produção de lã, carne e laticínios. Outro destaque para a economia nacional são as reservas de petróleo, carvão e gás natural.

As belezas naturais da Nova Zelândia atraem milhões de turistas, fato que tornou o turismo uma atividade de fundamental importância para obtenção de receitas financeiras para o país.

 

 

Políticas de bem-estar social são desenvolvidas na Nova Zelândia, proporcionando elevados indicadores sociais, a expectativa de vida da população nacional é uma das mais elevadas do planeta: 80 anos. O país apresenta baixos índices de analfabetismo e a mortalidade infantil.

 

 

fonte ;adaptado de https://www.brasilescola.com/geografia/nova-zelandia.htm

adaptado de https://www.brasilescola.com/geografia/oceania.htm

 

Os Aborígenes ( Os nativos da Austrália)

 

Os Aborígenes australianos formam uma população, assim como os grupos indígenas, que foi vítima de massacres pelos colonizadores e discriminados por parte da população dita civilizada. 

 

Os colonizadores ingleses foram os primeiros responsáveis pelos massacres das comunidades Aborígenes. Soldados ingleses aproximavam das aldeias e ofereciam agrados para a população local. Entretanto, outros soldados envenenavam com arsênio a água e os alimentos dessa população. Vários Aborígenes morreram em consequência do envenenamento causado por esse elemento químico. 

Outro ato de extrema crueldade praticado pelos soldados ingleses foi a destruição de locais considerados sagrados pelos Aborígenes. Além disso, instigavam confrontos entre diferentes aldeias, provocando mortes entre os mesmos. 

Depois de proclamada a independência australiana, os Aborígenes passaram a sofrer com a discriminação da população de seu próprio país. Dentre as diversas matanças ocorridas nessa comunidade, se destaca a “The Stolen Generations”, uma espécie de “limpeza étnica” comandada pelo governo australiano. Homens a mando do governo invadiram as tribos e raptaram crianças, inclusive bebês. Algumas crianças eram destinadas a orfanatos outras nunca se soube o destino.

Atualmente os Aborígenes correspondem a 1% da população australiana. Alguns vivem em aldeias no deserto, outros moram em bairros periféricos das grandes cidades. Em razão da grande discriminação, muitos não conseguem emprego formal e recebem auxílio do governo. Alguns conseguem contribuições da população, tocando nas ruas da cidade o didgeridoo, um instrumento de madeira que produz um som forte parecido com o apito de um navio. 

 

O governo da Austrália está desenvolvendo uma série de políticas compensatórias, com o intuito de integrar os Aborígenes à sociedade, diante disso, foi criada uma lei antidiscriminação, além de políticas para manter as tribos restantes, de forma que sejam preservadas as tradições desse povo que ao longo da sua história tem sido alvo de violência e discriminação.

Galeria de fotos: A Austrália