A América Central

02/04/2020 13:10

A  América Central

 A  América Central possui muitos aspectos que a diferenciam bastante do restante do continente americano, especialmente em suas características naturais, tendo uma parte continental e outra insular (ilhas). A  América Central possui uma particularidade interessante que é o seu próprio formato, como se fosse uma ligação entre os subcontinentes da América do Norte e da América do Sul.

 

 

As terras da América Central serviram como vias de deslocamento entre os habitantes dos subcontinentes de sua porção Norte e Sul, sendo que as ilhas também serviam como ponto de passagem para os navegadores em alguns momentos históricos específicos. A população da América Central tem como característica a miscigenação ocasionada pelo contato entre os europeus e os povos indígenas da região. Além disso, houve uma importante introdução de uma população negra nas regiões da Jamaica e das Pequenas Antilhas, principalmente no século XIX.

 

Os países que fazem parte da América Central: Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Cuba, Dominica, República Dominicana, Granada, Haiti, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, e ainda Trinidad e Tobago.

A  América Central conta ainda com alguns territórios que são domínios de outros países, pertencentes a outros continentes, os denominados “territórios ultramarinos”. São eles: Guadalupe e Martinica (França), Ilha das Aves (Venezuela) e Arquipélago de Santo André (Colômbia).

 

Além disso, existem algumas regiões que são dependências de outros países na América Central, como é o caso da França,que possuiu os territórios de São Bartolomeu e São Martinho; os Estados Unidos, que possuem  Porto Rico, Ilha de Navassa e Ilhas Virgens dos EUA; o Reino Unido, que possuiu a Anguila, as famosas Ilhas Cayman, Monserrat, as Ilhas Virgens Britânicas e as Ilhas Turcas e Caicos. A Holanda possui  Aruba e Antilhas Holandesas.

O território da América Central está entre dois oceanos, o Pacífico e o Atlântico, os quais são interligados pelo Canal do Panamá, através do Mar do Caribe,um canal construídos estrategicamente para favorecer o comércio marítimo internacional.

 

Por possuir  um relevo montanhoso o subcontinente, possuiu diferenciações em relação aos tipos de clima. As chamadas de “terras quentes” ( do nível do mar a até 910 metros de altitude), as “terras temperadas” ( dos 910 metros de altitude até os 1830 metros)  e as chamadas “terras frias” ( a 3050 metros de altitude). Estas variações climáticas interferem diretamente na vegetação da região que varia de densas florestas tropicais a regiões de montanha. Além disso na região montanhosa existem vulcões ativos que mantém a população e alerta.

De modo geral, a economia da América Central não apresenta características de intenso desenvolvimento, sendo que predominam ainda traços de um modelo econômico de exploração praticado no período colonial. A base das atividades econômicas da região é a agricultura, com destaque também para a exploração dos recursos minerais em algumas áreas. São produtos de destaque na produção agrícola da América Central: o milho, o café, a banana, o amendoim, as chamadas frutas tropicais, a cana-de-açúcar, o algodão e o cacau. Estes produtos são cultivados ainda de maneira bastante precarizada, sem o emprego expressivo de técnicas e recursos modernos.